As sete etapas do processo de expansão de consciência

Você sabia que o número 7 é considerado um número sagrado?


O número 7 traz uma energia muito bonita!!

Na tradição das antigas culturas orientais, o número 7 representa a ESPIRITUALIDADE e existem muitos sistemas que são representados por sete níveis.


Talvez você nunca tenha pesando sobre isso, mas eu vou dar alguns exemplos que provavelmente você já teve algum contato:


• 7 sacramentos;

• 7 pecados capitais;

• 7 arcanjos;

• 7 notas musicais;

• 7 cores do arco-íris;

• 7 verdades sagradas da Cabala;

• 7 virtudes;

• 7 glândulas endócrinas;

• 7 dias da semana.


Honrando a representatividade do número 7, tanto o Yoga quanto a Abordagem Integrativa Transpessoal, consideram que o processo de expansão de consciência acontece em 7 etapas.

 

Na tradição do Yoga, as sete etapas são representadas pelo Sistema de Chakras, que é composto pelos 7 chakras principais e que serve como um mapa que orienta a jornada de crescimento pessoal, onde cada chakra reflete um aspecto da consciência que é essencial à nossa vida: desde o instinto de sobrevivência do primeiro chakra até a consciência transcendente do sétimo chakra.

Os sete Chakras:

  1. Chakra 1 - sobrevivência

  2. Chakra 2 - emoções e sexualidade

  3. Chakra 3 - poder pessoal, vontade e autoestima

  4. Chakra 4 - amor, compaixão e aceitação

  5. Chakra 5 - comunicação e criatividade

  6. Chakra 6 - intuição e imaginação

  7. Chakra 7 - conhecimento, transpessoal e espiritualidade

Juntos, os sete Chakras fornecem uma fórmula profunda para a totalidade que une corpo, mente e espírito.

No nível físico, os Chakras controlam o funcionamento fisiológico, e no nível sutil, estão associados com emoções, tendências psíquicas, percepção e consciência.

 


Para a Psicologia Transpessoal, dentro de uma Abordagem Integrativa, o desenvolvimento evolutivo do ser humano segue 7 etapas fundamentais que orientam o processo de expansão de consciência.

As sete etapas:

  1. Reconhecimento

  2. Identificação

  3. Desidentificação

  4. Transmutação

  5. Transformação

  6. Elaboração

  7. Integração.

Na nossa vida pessoal, podemos identificar se estamos estagnados em alguma etapa em determinada questão, como por exemplo: se perceber estagnado(a) na fase de identificação em um relacionamento profissional que invoca algum gatilho, e por consequência experimentar a repetição de padrões e conflitos internos que geram dor e sofrimento emocional, e que impedem a expressão do máximo potencial na função exercida.

As sete etapas, ou sete verdades da Abordagem Integrativa Transpessoal,  favorecem a construção de valores positivos e mudanças significativas.

Cada uma das etapas está associada a uma virtude a ser desenvolvida e fortalecida.

 

1.   RECONHECIMENTO - humildade

Humildade para reconhecer a nossa condição humana, em sua totalidade; limitada, frágil e vulnerável; emocionante e inspiradora. Sem esta virtude tropeçamos no nosso ego e em nossas resistências, e acreditamos nas mentiras que contamos a nós mesmos; mentiras que impendem o nosso crescimento no plano pessoal e coletivo.

2.  IDENTIFICAÇÃO - coragem

É necessário uma dose generosa de coragem para entrar em contato com a nossa dualidade, identificar a nossa luz e a nossa sombra, o nosso melhor e o nosso pior, identificar pensamentos, sentimentos, emoções e sensações, vivenciar os nossos “dramas”, visitar os nossos medos e desejos.

 

3.   DESIDENTIFICAÇÃO - desapego 

Para que possamos transcender a realidade normótica e limitada, precisamos estar dispostos a abrir mão do que nos fez ‘adoecer’, desapegar de crenças, comportamentos e hábitos limitantes, nos libertar dos medos e abrir o coração, sem medo. Nesta etapa despertamos nossa consciência para acessar a dimensão divina adormecida em nós.

 

4.  TRANSMUTAÇÃO - aceitação | compaixão

Sob o manto da aceitação, abandonamos os julgamentos e acessamos a sabedoria do coração, que é a sede da alma. Nesta etapa não existe mais a ideia de certo ou errado, bom ou mau, o que existe é o entendimento e o acolhimento daquilo que é, exatamente como é.

 

5.  TRANSFORMAÇÃO - fé

Surge um novo olhar, um novo sentir!
A verdade se revela como caminho, manifestando-se a virtude da fé.
O ego rende-se ao self, já não é mais o eu limitado que comanda, mas a liberdade e submissão a algo maior; é o fazer com sentido, por escolha própria.

 

6.  ELABORAÇÃO - equanimidade

Nesta etapa, acontece a síntese da intuição com a razão, da mente com o coração. Manifesta-se a virtude da equanimidade, que nos permite olhar para nós e para o outro como seres especiais e únicos, pertencentes ao todo, tanto nos aspectos sombrios como nos aspectos divinos.

Nos reconhecemos enquanto almas, vivendo esta experiência humana.

 

7.  INTEGRAÇÃO - amor

Há uma consciência de unidade no ser e estar no mundo.
Revela-se um valor onipresente: o amor, a força infinita que tudo rege.
Tendo o amor como guia, nos sentimos parte do todo e sabemos que cada ação importa, que cada passo conta.
Nesta etapa do despertar da consciência, se experiencia a alegria de existir e viver uma vida plena e abundante aqui e agora, neste instante!

 

Para que possamos despertar e obter o máximo de aprendizado e evolução de cada situação, precisamos aprender a observar estas etapas, caso contrário, os obstáculos continuarão se repetindo, e até de forma cada vez mais intensa, até pararmos para prestar atenção no que a vida está tentando nos ensinar.

Até pararmos para perguntar: PARA QUE estamos aqui?

 

Tanto o Yoga quanto a Psicologia Transpessoal enxergam o ser humano de uma forma ampla, e a integração entre suas técnicas e conceitos pode favorecer a emergência de uma nova consciência, mais desperta.

 

Conheça a Jornada Terapêutica em 7 etapas

um programa de Desenvolvimento Pessoal desenvolvido por Vanessa Screpani

Através de uma metodologia exclusiva, integrando os ensinamentos do sistema multimilenar de Chakras, e da abordagem Integrativa Transpessoal, a jornada terapêutica segue as 7 etapas fundamentais do processo de expansão de consciência.

O programa tem como objetivo favorecer um processo de transformação profundo e duradouro, que sirva como alicerce para a construção de uma vida mais leve, mais consciente, com mais significado, inteligência emocional e autonomia.

 
Anterior
Anterior

Em busca da (re)conexão corpo-mente

Próximo
Próximo

O impacto das mudanças de estação no corpo e na mente - segundo o Ayurveda