Yoga e Psicologia Transpessoal – caminhos complementares
As duas linhas de conhecimento – Yoga e Psicologia Transpessoal - favorecem a emergência de uma nova consciência mais desperta – é o aprender a conhecer, fazer, conviver, e ser para se “estar” com qualidade no mundo.
A psicologia yogue é um saber que favorece o autoconhecimento, o autodesenvolvimento. Sua história, sua ética e suas técnicas, iluminam o campo teórico da abordagem transpessoal.
Através da estimulação dos eixos experiencial e evolutivo, a Psicologia, em sua Abordagem Integrativa Transpessoal, propicia a manifestação da dimensão superior do ser humano, na qual os valores e ações são éticos e construtivos.
A experiência, mais do que o conhecimento teórico, constitui a essência, tanto do Yoga, como da Psicologia Transpessoal, e quando falamos em experiência, o corpo assume um lugar de destaque, pois somente através dele é que podemos viver as experiências, os desafios, os aprendizados, a integração e a transcendência.
Sendo o corpo o principal veículo para aquisição de experiências, o mergulho no próprio corpo nos possibilita ter contato com níveis mais elevados de consciência.
O Hatha Yoga – o Yoga que utiliza o corpo como caminho para a transcendência - propõe atravessarmos a densidade dos corpos físico e mental para alcançarmos a sutileza do Ser; desenvolve um “treinamento de integração”, transforma o corpo para que possamos transformar a mente. Quando agimos no corpo, influenciamos a mente de maneira positiva.
Através de seus refinados e variados recursos – corporais, respiratórios e meditativos – o Hatha Yoga contribui na educação da mente através do corpo, sendo então, uma prática de expansão da consciência.
Muitos consideram a mente como um grande inimigo, mas podemos dizer que a mente é um “amigo em potencial”. Com dedicação, convicção, disciplina e determinação, é possível “domar a mente”, dando à mente a direção e atenção correta. De acordo com a famosa frase de William James: “A realidade está onde você coloca a sua atenção”.
A realidade depende de como focamos nossa atenção, no que focamos nossa atenção, e no que queremos focar nossa atenção. Aquilo que observamos é aquilo que entendemos como real, concreto e existente.
Para a Psicologia Transpessoal, o indivíduo percebe a realidade de acordo com o estado de consciência que está vivenciando, portanto o processo de expansão da consciência amplia e favorece a percepção de diferentes níveis de realidade.
A prática de Yoga é um dos caminhos para a expansão da consciência, ela ajuda a desenvolver consciência corporal, consciência da respiração e consciência da qualidade dos pensamentos. No plano físico, o praticante ganha mais flexibilidade, vitalidade, maior disposição para atividades diárias; no plano mental, a prática regular promove concentração, foco e clareza mental; no campo emocional, o praticante poderá alcançar autoconfiança, amorosidade, auto-aceitação, experimentando momentos de integração.
De maneira geral, a prática regular pode ajudar o indivíduo a encontrar recursos internos para aliviar crises, lidar com questões cotidianas, bem como aliviar efeitos adversos de medicamentos. A prática oferece ao praticante autonomia e responsabilidade por seu próprio desenvolvimento.
Ao estimular a expansão da consciência, o Yoga contribui como um importante recurso adjunto na prática terapêutica transpessoal, assim como muitos recursos da Abordagem Integrativa Transpessoal, podem ser utilizados em uma aula de Yoga, em grupo ou individual.
Yoga e Psicologia Transpessoal formam uma linda estrada de mão dupla. A troca entre teorias, conceitos e práticas pode contribuir de forma consistente para o desenvolvimento e bem estar individual e coletivo.